Mudanças Climáticas (Aquecimento Global)

As mudanças climáticas atuais ocorrem principalmente pelo aumento do Efeito Estufa. O Efeito Estufa é um fenômeno natural que permite a vida na Terra, sua característica é que a Terra absorve e reflete radiação solar e também emite radiação térmica (calor) de volta a atmosfera. A radiação solar refletida é absorvida por uma camada de gases que estão na atmosfera. Esta camada é o Efeito Estufa Natural.

Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) sem essa camada de gases de efeito estufa a Terra seria 33 oC mais fria, não permitindo a maioria das formas de vida que conhecemos.

A partir da Revolução Industrial a concentração de gases de efeito estufa aumentou. Assim, maior quantidade de radiação passou a ser retida pela camada de efeito estufa natural aumentando a temperatura do planeta e causando outros impactos significativos como o aumento do nível dos oceanos, o derretimento das calotas polares, entre outros fenômenos.

Para a redução desses fenômenos e a garantia da vida na Terra algumas atitudes podem ser tomadas entre elas a neutralização de carbono de eventos já que com isso o evento estará estimulando projetos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.